Como cirurgião plástico e pesquisador responsável pela publicação de manuscritos internacionais sobre lipoescultura e cirurgia plástica das mamas, tive a oportunidade de acompanhar a rotina do serviço de cirurgia plástica da universidade de Harvard. Participar de discussões clínicas, acompanhar as cirurgias e, acima de tudo, discutir as últimas novidades relacionadas à cirurgia plástica dos procedimentos de minha maior área de atuação.
[spacer height=”10px”]
Como não poderia deixar de ser, foi fundamental ainda, ter a oportunidade de conhecer locais históricos da faculdade de medicina. Como a biblioteca de saúde, onde encontram-se manuscritos raríssimos e um museu com alguns dos mais importantes fatos relacionados à prática médica.
[spacer height=”20px”]
No campi da faculdade de medicina, é possível ver imponentes e belíssimos prédios históricos. E ainda, no Massachusetts General Hospital (o mais antigo hospital da cidade de Boston e da Universidade de Harvard), pude visitar no dia 16 de outubro (dia em que foi realizada a primeira anestesia da história e data em que se comemora o dia do anestesista) o “Ether Dome”, local onde o histórico procedimento cirúrgico foi realizado em 1846.
Uma semana no serviço de cirurgia plástica de Harvard foi uma experiência incrível.