Ginecomastia – O aumento das mamas masculinas

O que é:

Ginecomastia é o aumento das mamas no sexo masculino. Ela pode ser decorrente do crescimento do tecido mamário glandular, do excesso de gordura ou ambos.

 

O que causa:

É naturalmente comum no início da infância e na adolescência, quando o corpo está exposto a uma grande mudança hormonal. Entretanto, nos adultos ela pode ser induzida pela utilização de anabolizantes, doenças do fígado, exposição ao hormônio estrogênio, tumores e obesidade. Causas menos comuns podem ser também: quimioterapia para o tratamento de câncer, insuficiência renal, falta de testosterona no organismo, efeitos colaterais de algumas medicações e hipertireoidismo.

lipoespiracao-masculina

Como fazer o diagnóstico:

O diagnóstico é clínico e pode ser identificado pelo próprio paciente. Entretanto, se a causa não for decorrente da obesidade ou utilização de anabolizante (fatores mais comuns), é necessário uma avaliação de um endocrinologista.

Qual é o tratamento?

O tratamento é cirúrgico. O tipo de tratamento deve ser avaliado cuidadosamente por um cirurgião plástico e é definido de acordo com a quantidade de gordura, glândula e pele na mama masculina. Os tratamentos cirúrgicos são:

  1. Lipoaspiração: Nos casos em que há predomínio de gordura nas mamas, sem excesso de pele ou tecido glandular. Com este procedimento, são feitos apenas pequenos orifícios próximos as mamas e excesso de gordura é aspirado. A lipoaspiração favorece ainda a retração da pele das mamas, o que permite uma boa acomodação da mesma e um bom resultado estético.
  1. Retirada da glândula: Quando há predomínio de glândula mamária , sem excesso de gordura ou pele, é preconizado uma incisão, geralmente feira na metade inferior da aréola.
  1. Retirada de glândula e pele: Quando é observado excesso de glândula e pele, o mais indicado é uma incisão em volta de toda a aréola. Em casos extremos, são necessários mamoplastias redutoras, na qual é realizada a retirada de pele que pode avançar até a região dorsal de cada mama.
  1. Correção da ginecomastia associada a lipoaspiração: Quando os três componentes estão aumentados na ginecomastia, ou seja, existe aumento de pele, glândula e gordura, o mais indicado é se fazer a lipoaspiração para a remoção do excesso de gordura, seguida pela retirada de glândula e pele.

Como evitar?

Nossa recomendação é levar uma vida saudável, com atividades físicas frequentes e não utilizar anabolizantes. O uso de anabolizantes geralmente leva a alterações irreversíveis das mamas, não sendo incomum o desenvolvimento de mamas femininas que necessitem mamoplastias redutoras com grandes cicatrizes para correção.

Atenção!

Mesmo após a correção cirúrgica, a ginecomastia pode voltar se houver novo estímulo, como a utilização de anabolizantes.

Para mais informações entre em contato, clique aqui e envie sua dúvida.