Neste ano de 2014 empenhei grande dedicação científica à cirurgia plástica da mama. Na área estética, houve apresentação de minha experiência pessoal com a elevação e a redução das mamas no Congresso Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), em setembro, e no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica (SBCP), em novembro (resultando em um artigo científico na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica).
Para o aumento das mamas, o foco foi na avaliação da eficácia e segurança do enxerto de gordura. O resultado parcial de um estudo recebeu menção honrosa no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica (SBCP) em novembro e foi publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.
Na área reconstrutiva, um trabalho avaliando várias técnicas de reconstrução de mama foi apresentado no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica em novembro e um estudo avaliando a segurança no uso de tecido adiposo para a reconstrução mamária será publicado no início de 2015 pela importante revista norte americana, “Annals of Surgical Oncology” (DOI: 10.1245/s10434-014-4328-8).
Este ano de 2014 que termina recebeu minha prioridade científica nas cirurgias plásticas de mama e 2015 não poderá ser diferente. A conclusão de alguns trabalhos ainda em andamento está para ficar pronta em breve.
Que 2015 seja um ano repleto de avanços nesta apaixonante área da cirurgia plástica e que estes avanços possam contribuir com melhorias nos resultados estéticos e na maior segurança destes procedimentos no futuro!